Notícias

Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente debaterá interfaces e soluções durante Fiema Brasil

    Encontro terá apresentação de trabalhos acadêmicos e discussão de temas centrais na relação do meio ambiente com a saúde entre os dias 14 e 16 de abril de 2020


    O Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente abordará um tema de extrema atualidade durante sua sétima edição, em 2020: ‘Meio ambiente e saúde: Interfaces e soluções’. A programação acadêmica é um dos destaques da FIEMA Brasil (Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente, que ocorre de 14 a 16 de abril do próximo ano, em Bento Gonçalves.

    Com a curadoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a agenda de trabalho tem o desafio de mostrar ideias propostas no âmbito acadêmico e efetivá-las como soluções aplicáveis na prática. “Optamos pelo tema pela relevância cada vez maior de poluentes que afetam a saúde humana e a relação de agrotóxicos, fármacos e outros micropoluentes com a cadeia alimentar”, pontua o docente da UCS e coordenador geral da sétima edição do congresso, Lademir Luiz Beal.

    O Congresso aborda, no primeiro dia, o tema dos recursos hídricos. Tópicos como drenagem urbana, com foco na prevenção de inundações, capacidade de suporte dos corpos hídricos receptores e segurança de mananciais – além de uma análise crítica sobre o uso de agrotóxicos e da água e sua relação com a saúde – conduzirão o debate entre os congressistas. No segundo dia, a pauta migra para os resíduos sólidos: sob o panorama da ‘Lei de Resíduos Sólidos’, que completa dez anos, trata dos resíduos da área da saúde, economia circular, gaseificação de resíduos e a reciclagem automotiva em escala industrial. Encerrando a programação, o terceiro dia apresenta ‘Tecnologias Ambientais’, prospectando soluções viáveis a respeito dos temas debatidos. Um painel debaterá a inovação em caminhões e carros híbridos, a produção e utilização do biogás e o reuso de águas.


    Estudantes podem inscrever trabalhos

Como forma de valorizar as produções científicas da comunidade acadêmica, o Congresso abre espaço para inscrição de trabalhos que tenham relações com os temas definidos para a sétima edição. Os estudantes recebem certificação pela participação no encontro e têm a oportunidade de expor a pesquisa em um espaço reservado dentro da feira. As inscrições já estão abertas e podem ser efetivadas até o dia 20 de dezembro no link siambiental.ucs.br/congresso. No portal, também constam informações sobre a divisão de temas específicos e o regulamento para participação.


Programe-se para conferir a 9ª Fiema Brasil

    A 9ª edição da Fiema Brasil ocorrerá entre os dias 14 e 16 de abril de 2020 no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Consolidando-se como espaço de conexões e avanços, a feira traz dezenas de expositores apresentando as novidades para suprir demandas ambientais e oferece oportunidades de acesso ao conhecimento com a programação do FiemaCon, que tem em sua grade de painéis congressos e seminários ligados ao setor. Mais informações podem ser obtidas no site www.fiema.com.br.


SERVIÇO

O que: 7° Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, na Fiema Brasil 2020, com o tema ‘Meio ambiente e saúde: Interfaces e soluções’

Quando: de 14 a 16 de abril de 2020

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Pavilhão E) Informações e inscrições: siambiental.ucs.br/congresso - Os trabalhos acadêmicos podem ser enviados até o dia 20 de dezembro

Unidade Administrativa:
Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
CEP 95705-420

+55 (54) 3055.8700
proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2018 | Fundação Proamb