Notícias

A espiritualidade para amenizar a exaustiva rotina do dia a dia

    Por Pedro Galoza de Azevedo

    Não é de hoje que o homem busca explicações acerca de sua existência. Desde tempos remotos, a conexão com algo que perpasse a tangibilidade tem aplacado a vivência terrena e dado mais sentido à vida. Embora a acelerada sociedade moderna, cada vez mais propensa ao individualismo, tenha distanciado um pouco o homem dessa prática, é cada vez mais notória a busca por essa reconexão espiritual, de modo a empreender uma fuga da exaustiva rotina atual. É como se a espiritualidade agisse como um termômetro, servindo de meio para acharmos nosso ponto de equilíbrio.

    A espiritualidade está presente na humanidade desde sempre, e não podemos negligenciar o assunto – nem mesmo dentro do próprio trabalho. Muitas empresas, hoje, estão não apenas compreendendo essa demanda como também percebendo os benefícios que sua prática traz ao inter-relacionamento corporativo.

    Questões como respeito, paz, leveza e satisfação estão intimamente ligadas à espiritualidade e, certamente, um ambiente de trabalho provido de tais características será um ambiente melhor. Não existe uma regra ou uma determinação de como isso deve ser feito, até porque é importante que se perceba que a espiritualidade existe independentemente de religiões. O importante é perceber o homem como um ser religioso, que anseia por transcender a si mesmo. E isso passa pela individualidade de cada pessoa. Logicamente existem práticas de disciplinas espirituais milenares e, por isso, já experimentadas e muito utilizadas. De todo modo, essa prática precisa respeitar todas formas de religiões – inclusive até mesmo aqueles que não têm religião.

    Cada pessoa tem convicção e experiência com suas práticas de religiosidade. Eu sou cristão, mas isso não significa que não possa conviver respeitosamente com pessoas que pensam diferente de mim. Na verdade, o desrespeito é contrário a uma vida espiritualizada. Penso que esse seja o caminho.

Pedro Galoza de Azevedo

    Ministrou a disciplina Implicações Sociais da Espiritualidade no MBA em Neuroestratégia e o Pensamento Transversal, realizado pela EsicBusiness & Marketing School, em parceria com a Fundação Proamb.

Unidade Administrativa:
Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
CEP 95705-420

+55 (54) 3055.8700
proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2020 | Fundação Proamb