Notícias

Monitorar a água de poços artesianos garante saúde de consumidores

    Centro de Análises Ambientais da Proamb presta serviço especializado na região


    Nem toda água de vertente que aparenta ser límpida e inodora pode estar apta ao consumo. Os poços artesianos costumam estar associados a oferecer uma água pura e saudável, mas eles não estão imunes à contaminação. Por isso, monitorar a água é importante para atestar sua qualidade e garantir a saúde de quem a ingere.

    A análise de águas para consumo humano, tanto para uso particular quanto comunitário, faz parte dos serviços oferecidos pelo Centro de Análises Ambientais (CAA), braço da Fundação Proamb destinado à investigação de águas e efluentes. As análises são realizadas para diagnosticar a potabilidade da água, definida segundo legislação do Ministério da Saúde. “Nós analisamos compostos orgânicos, inorgânicos e microbiológicos para identificar possíveis contaminação na água”, diz Grasiela Meneghetti, coordenadora do Centro.

    Os diagnósticos realizados pela Proamb não são apenas para poços artesianos. Amostras de águas provenientes de nascentes, cisternas, fontes e bebedouros também podem ser enviadas ao laboratório. Nos exames, podem ser identificados desde a presença de coliformes até a incidência de metais pesados, como chumbo, arsênio e mercúrio. “Também detectamos se a água está contaminada por agrotóxicos como Diuron, Glifosato, DDT, entre muitos outros”, acrescenta Grasiela.

    Um estudo publicado no ano passado levando dados analisados entre 2014 e 2017 pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), vinculado ao Ministério da Saúde, apontou que um em cada quatro municípios brasileiros consomem água contaminada por algum agrotóxico. Em 2018, um levantamento da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e da Sisagua mostrou que 17% das amostras coletadas em poços artesianos, cisternas e outras fontes alternativas continham bactéria causadora de infecções intestinais.

    Para solicitar o serviço de coleta e análise dessas águas, contate o Centro de Análises Ambientais da Proamb pelos fones (54) 3055.8747, 3055.8748 ou e-mail comercialcaa@proamb.com.br

Unidade Administrativa:
Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
CEP 95705-420

+55 (54) 3055.8700
proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2020 | Fundação Proamb