Notícias

Stara busca na Proamb soluções para consultoria em licenciamento

    A busca pela excelência ambiental na Stara, uma das maiores fabricantes brasileiras de máquinas e implementos agrícolas, motivou a empresa de Não-Me-Toque a ampliar sua parceria de seis anos com a Fundação Proamb.

    Agora, a líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul também oferece amparo para as atividades de licenciamento, incluindo a consultoria numa lista de serviços que já contava com trabalhos prestados nas áreas de coprocessamento e de aterro industrial.

    Nesta nova etapa, a Proamb exercerá seu vasto conhecimento técnico para orientar a empresa tanto para a obtenção de licenciamentos exigidos pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) como para a inclusão de relatórios no sistema do órgão ambiental gaúcho.

    Ao contrário do que possa parecer, o licenciamento ambiental é muito mais do que a emissão de um documento. Inclui complexas atividades que abrangem, entre outros aspectos, análise técnica preliminar e fiscalização posterior nos termos da licença emitida. “Após o licenciamento emitido, garantimos o atendimento dos requisitos constantes nas licenças da Fepam e da Polícia Federal, além das anotações de responsabilidade técnicas (ARTs) e de visitas mensais para avaliarmos o cumprimento das ações pela unidade”, esclarece a engenheira química da Proamb Kátia Carlise Birck, também especialista em Gerenciamento Ambiental.

    São exatamente essas atribuições que a Stara buscou na Proamb, a fim de aumentar os já conhecidos cuidados ambientais da empresa e levá-la à condição referencial nesse segmento. “Queremos eliminar qualquer possível problema com os órgãos ambientais, esperando da Proamb suporte técnico completo e compartilhado para colocarmos em prática em todas nossas unidades a padronização documental e física em relações a cumprimentos das legislações”, diz o gerente de Meio Ambiente da empresa, Derson André Gehlen. “São ações concretas para implementarmos alternativas que possam enriquecer nossa gestão ambiental no sentido de sermos referência de boas práticas ambientais e de responsabilidade”, prossegue Gehlen.

    Depois da contratação dos serviços de consultoria, a Stara já começou a colecionar avanços. “O foco nos prazos de entregas de documentação e a clareza das informações pertinentes à empresa estão sendo bem satisfatórios, além de possuírem bons canais de profissionais para que projetos e licenças sejam bem conduzidas”, atesta Gehlen.

    Em 2014, a Stara contratou os serviços da Proamb para garantir qualidade na destinação final dos resíduos industriais, garantindo sua permanência no Estado. Conseguiu mais do que isso: com a técnica de coprocessamento, garantiu a eliminação de passivos ambientais. A parceria teve sequência com o serviço de aterro industrial e, agora, chega à consultoria e também ao laboratório de análise de efluentes. “Esperamos que o corpo e a estrutura da Proamb possam realmente nos surpreender tanto na busca pelas melhores alternativas, como na identificação de problemas e na implementação das melhorias necessárias. É importante a Proamb nos ver como reais parceiros para que trabalhos possam ser direcionados de forma a ser considerados a melhor alternativa que temos tanto em valor como em qualidade de serviço”, diz Gehlen.

Unidade Administrativa:
Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
CEP 95705-420

+55 (54) 3055.8700
proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2020 | Fundação Proamb