Notícias

Coprocessamento: uma prática importante na economia circular

    A sustentabilidade no meio industrial é uma preocupação crescente para produzir com economia de recursos. Otimizá-los e usá-los com racionalidade, portanto, são passos importantes para que o conceito da economia circular passe a ganhar mais fôlego nas organizações.

    Essa é uma prática cada vez mais ligada aos rumos futuros da sociedade e ganha especial atenção em datas como a do Dia do Meio Ambiente, lembrado no próximo dia 5. Dentre as características da economia circular estão a reinserção dos resíduos na cadeia produtiva e a recuperação energética dos refugos, que estão entre as atividades da Fundação Proamb, especialmente no serviço de coprocessamento. “Vemos muitas oportunidades de crescimento, inclusive trabalhando com outros tipos de resíduos, mais comuns às pessoas e não só às empresas”, destaca o engenheiro Diego Tarragó, da área de Novos Negócios da Proamb.

    Por meio do coprocessamento, diversos tipos de resíduos industriais são transformados em insumos para cimenteiras, seja para a substituição de combustível fóssil para a queima nos fornos, seja para a própria substituição das matérias-primas. Com o reaproveitamento dos resíduos através do coprocessamento, a Proamb, além de gerar valor ao que seria descartado, oportuniza a eliminação total do passivo ambiental. Os ganhos ainda contemplam uma redução de 44% na emissão total de gases de efeito estufa por tonelada de resíduo, já que o coque de petróleo é substituído nesse processo, e oportunizam o aumento da vida útil das jazidas de extração de calcário, uma das principais matérias-primas na fabricação do cimento.

    A prática de economia circular, observa Tarragó, ainda traz novas opções de crescimento econômico às empresas. “Organizações que estão inseridas no contexto da economia circular e nos preceitos de ESG (Governança Corporativa Ambiental e Social), têm o acesso facilitado a linhas de crédito internacional e a subsídios. Há uma ampliação desse acesso, oportunizando maior crescimento”, finaliza o engenheiro.

Unidade Administrativa:
Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
CEP 95705-420

+55 (54) 3055.8700
proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2020 | Fundação Proamb