Notícias

"Nosso foco é o ser humano", diz Salamacha

Professor coordena inédito MBA voltado à tomada de decisões, promovido pela Proamb e pela ESIC, em Bento Gonçalves 

    Um dos profissionais mais recorrentes para emitir opiniões sobre gestão, inovação e desafios do mundo corporativo, o consultor, professor e palestrante Luciano Salamacha coordena o único MBA do Brasil focado na tomada de decisões. 
O curso, que pela primeira vez chega ao Rio Grande do Sul por iniciativa da Fundação Proamb, ocorrerá em Bento Gonçalves a partir do próximo mês, quando Salamacha ministra aula aberta, marcando o início da qualificação, dia 14, no Dall'Onder Grande Hotel, às 19h. 
    O MBA Neuroestratégia e o Pensamento Transversal® será realizado em parceria com a ESIC Business & Marketing School, centro universitário espanhol com atuação também no Brasil, além de China e Estados Unidos. 
    O professor, autor de livros como "Salve-se Quem Souber" e "Stakehand - 5 Passos Simples para Solucionar Qualquer Situação no seu Dia a Dia", diz que o curso tem foco no ser humano. "No mundo corporativo, as decisões impactam definitivamente nas pessoas. A neurociência ajuda na compreensão das individualidades a partir daquilo que nos é comum, a condição humana", comenta o professor da FGV, advogado como pós-graduado em Gestão Industrial e MBA em Gestão Empresarial, além de mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Administração.

Qual o diferencial deste MBA, por que cursá-lo?
    O MBA Neuroestratégia e o Pensamento Transversal é um programa que busca o conhecimento da Neurociência Comportamental para a tomada de decisões! Aliás, é o único MBA do Brasil focado em tomada de decisões, algo tão fundamental na vida de qualquer um de nós. Cursar este MBA é aprender os mecanismos cerebrais, hormonais, antropológicos, meméticos e psicológicos que influenciam e nos levam a determinadas decisões.

Como se aplica a neurociência no mundo corporativo?
    Como é um programa para profissionais liberais, empreendedores, executivos de empresas ou simplesmente para quem quer dar uma virada na vida a partir das suas decisões mais importantes, nosso foco é o ser humano. No mundo corporativo, as decisões impactam definitivamente nas pessoas. E as decisões podem conduzir o negócio ao crescimento exponencial ou à ruína, colocando em risco muito dinheiro e o mais importante, os empregos de várias pessoas que dependem deste negócio. A neurociência ajuda na compreensão das individualidades a partir daquilo que nos é comum, a condição humana. Ajuda a compreender empaticamente as reações, o funcionamento de cada membro da equipe e o que motiva ao resultado. Acredito que essas sejam as grandes contribuições da neurociência para a liderança.

Que benefícios esse método traz para a tomada de decisões?
    É possível colocar a tomada de decisões na perspectiva real, ou seja, saímos das decisões irracionais, que normalmente comandam nossas vidas, para as decisões mais elaboradas, pensadas e assertivas.

O que significa pensamento transversal?
    Pensamento Transversal é uma metodologia desenvolvida por mim para saltos disruptivos nos negócios ou nos projetos pessoais. A metodologia tem cinco princípios e quatro passos a serem seguidos para chegar em um resultado fora do padrão. Resumindo, é uma metodologia para obtenção de resultados criativos, inovadores.

Na hora de tomar uma decisão, o que um gestor deve levar em consideração (algo que possa ser aplicável para várias situações)? 
    Eu falo em tom de brincadeira nas minhas palestras sobre como ganhar tempo na vida. O principal jeito é deixar de perder tempo. E para isso, eu recomento a Lei de Salamacha nº1 (uma brincadeira para falar de algo sério): o que você está fazendo ou vai fazer gera resultado? Agrega valor? Se o que você está fazendo não gera valor, nem agrega resultado, você está perdendo tempo! E muitas vezes perdemos tempo decidindo o que não tem importância ou demorando para decidir se aquilo realmente vai nos levar a um outro nível. Estas duas perguntas simples são capazes de clarear o caminho do que é importante no dia a dia.

O que influencia na tomada de decisão? Nosso inconsciente age? Como é o processo de tomar uma decisão?
    Sim, decidimos uma série de coisas ao longo do dia ou ao longo da vida e, se pararmos pra prestar atenção, vamos ver que a maior parte destas decisões não está sob o nosso comando! Incrível, né? Assustador, até. Isso porque grande parte destas decisões são administradas pelo nosso cérebro inconsciente. Decidimos inconscientemente e depois arrumamos desculpas racionais pra justificar a bobagem que fizemos. O curso oferece este grande valor: conhecimento sobre este processo interno. Ao compreender como "funcionamos" e como "funcionam" nossos colegas de trabalho, amigos ou parentes temos condições de interagir com mais empatia e, na prática, trazer sim para o lado racional as nossas decisões e ainda apontar caminhos mais seguros para os que interagem com a gente no dia a dia.  É um conhecimento que, se bem aplicado, pode elevar uma organização, um negócio. E pode melhorar muito a vida de quem tem acesso. Os resultados serão muito mais satisfatórios. Eu garanto.

Sobre o MBA
    O MBA em Neuroestratégia e o Pensamento Transversal® é coordenado pelo professor e consultor Luciano Salamacha e terá duração de um ano e meio. As aulas serão no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, e estão programadas para ocorrerem a partir de abril, sempre às sextas, das 17h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h. No dia 14 de março, Salamacha ministra palestra aberta, no Dall’Onder Grande Hotel, marcando o início da capacitação.
    A programação do curso está dividida em três módulos, cada um deles contendo seis disciplinas. A primeira fase será dedicada à evolução do pensar, enquanto as outras duas etapas serão voltadas à interação do indivíduo com a sociedade e com o mundo corporativo e ao papel das organizações e como elas influenciam a sociedade.

Início das aulas: 12 de abril de 2019
Carga Horária: 360 horas
Local: Dall'Onder Grande Hotel
Processo seletivo: Inscrições abertas
Aulas: Quinzenais
Horário: Sextas-feiras, das 17h às 22h, e sábados, das 8h às 14h
Público-alvo: Gestores de empresas que buscam uma nova maneira de pensar e analisar o ambiente competitivo onde atuam; Empreendedores que detêm considerável conhecimento prático e que buscam elevar o grau de compreensão sobre o ambiente complexo decorrente da globalização
Informações: (54) 3055.8732 ou 3055. 8703 ou educacao@proamb.com.br

Unidade Administrativa:
Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
CEP 95705-420

+55 (54) 3055.8700
proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2018 | Fundação Proamb