Notícias

“Precisamos repensar a maneira de pensar”, diz Salamacha

Coordenador do MBA voltado à tomada de decisão, cujas vagas estão quase preenchidas, promoveu aula inaugural em Bento

    A fala rápida, inquisitória de sim ou não para exemplificar situações cotidianas ou corporativas, marcou a aula inaugural do MBA em Neuroestratégia e o Pensamento Transversal® proferida pelo professor, consultor, escritor e palestrante Luciano Salamacha. Também coordenador do inédito curso no Brasil, cujas vagas ainda estão abertas, ele abordou três assuntos em cerca de uma hora – crescimento econômico, neurociência e macrotendências brasileiras. 
    
    A primeira metade da palestra foi proferida na escuridão. A técnica tinha o objetivo de deixar o cérebro mais preparado para absorver os ensinamentos. Segundo o professor, nosso cérebro pode ser classificado em três partes – o reptiliano, não racional e preocupado com a sobrevivência, com questões como lutar, fugir, acasalar e se alimentar; o sistema límbico, ligado às emoções; e o neurocórtex, que controla a razão. “O cérebro reptiliano e o sistema límbico determinam que mais de 90% de nossas decisões não são conscientes”, atestou o professor. “A gente tem que repensar a maneira de pensar”.

    Esse é o principal foco do MBA, promovido pela Fundação Proamb e pelo centro espanhol de ensino superior Esic Business & Marketing School e cuja primeira aula será no dia 12 de abril, no Dall’Onder Grande Hotel. Voltado a gestores, líderes e executivos que buscam novas formas de analisar cenários e decidir mais assertivamente sobre os destinos das empresas, o curso terá aulas quinzenais, sempre às sextas e aos sábados, somando 360 horas, com certificação internacional e validado pelo MEC.

    Para Salamacha, quando existe concentração, o pensamento flui de maneira diferente. E isso ajuda para reativar a parte do cérebro que mapeia de maneira coerente os riscos. “Nós precisamos de projetos com significado para nossa vida. Satisfação gera acomodação, insatisfação gera inovação”, ensinou. 

    Positivista, o professor disse que o Brasil voltará a crescer e que é preciso estar preparado para as oportunidades que virão. “Temos inflação baixa e uma taxa de juros baixa, com uma pequena estabilidade. Se empregarmos paixão e conhecimento, isso gerará resultado. Se formos só paixão, seremos ultrapassados, e se formos só conhecimento, seremos apenas arrogantes”.

Proamb quer provocar disrupção de conceitos

    A educação sempre foi um dos pilares do trabalho da Fundação Proamb na busca por novos conceitos capazes de promover as organizações a outros patamares de desenvolvimento. Esse pensamento que dialoga com a atuação de quase 30 anos da Proamb também permeia o primeiro MBA da empresa – que, por meio dele, quer provocar uma disrupção de conceitos corporativos. O presidente da Proamb, Neri Basso, diz que, ao lado de parceiros, a organização tem construído novas experiências, estimulando o pensamento e a criatividade para sair do lugar-comum. “Não queremos respostas prontas. Temos que aprender a desaprender para construir o novo. Somos parceiros no estímulo a uma nova educação corporativa, que promova um novo conceito em aprendizado, livrando-se de antigos métodos acadêmicos”, comentou.

    Para ele, os gestores precisam estar cada vez mais interessados nas pessoas que fazem parte das organizações, capacitando-as e promovendo o pensamento crítico. “Uma empresa é um ser vivo, os gestores precisam entender as pessoas e investir nelas, com olhar coletivo nas equipes, incentivando a autonomia com foco no resultado”, disse Basso.  

Sobre o MBA

    O MBA em Neuroestratégia e o Pensamento Transversal®, de cunho prático e direcionado para a busca de resultados assertivos, é coordenado pelo professor e consultor Luciano Salamacha e terá duração de um ano e meio. As aulas serão no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, e estão programadas para ocorrerem a partir de abril, sempre às sextas, das 17h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h. No dia 14 de março, Salamacha ministra palestra aberta, no Dall’Onder Grande Hotel, marcando o início da capacitação. 

    A programação do curso está dividida em três módulos, cada um deles contendo seis disciplinas. A primeira fase será dedicada à evolução do pensar, enquanto as outras duas etapas serão voltadas à interação do indivíduo com a sociedade e com o mundo corporativo e ao papel das organizações e como elas influenciam a sociedade. Durante as aulas, também serão utilizados aparelhos e técnicas de neurociência para melhor aproveitamento dos ensinamentos.

Início das aulas: 12 de abril de 2019
Carga Horária: 360 horas
Local: Dall'Onder Grande Hotel
Processo seletivo: Inscrições abertas, restam poucas vagas
Aulas: Quinzenais
Horário: Sextas-feiras, das 17h às 22h, e sábados, das 8h às 14h
Público-alvo: Gestores de empresas que buscam uma nova maneira de pensar e analisar o ambiente competitivo onde atuam; Empreendedores que detêm considerável conhecimento prático e que buscam elevar o grau de compreensão sobre o ambiente complexo decorrente da globalização
Informações: (54) 3055.8732 ou 3055. 8703 ou educacao@proamb.com.br


Unidade Administrativa:
Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
CEP 95705-420

+55 (54) 3055.8700
proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2018 | Fundação Proamb