Notícias

Água, bem comum que precisa ser cuidado por todos

    Se água é vida, será que a tratamos com a devida importância?

    

    Talvez pela real abundância desse vital recurso no Brasil, a água não receba da sociedade o devido zelo, e imaginar que esse líquido seja infinito suscita acalorados debates. A expansão geográfica do homem por novos territórios, a derrubada de matas e o grande uso da água na indústria e na agricultura, inclusive na produção de bens e de alimentos, são ações que impactam tanto na qualidade quanto na quantidade de água.


    A poluição dos recursos hídricos se constitui num dos principais problemas para a utilização da água pelo homem. Um estudo da Fundação SOS Mata Atlântica realizado entre março de 2018 e fevereiro de 2019, com base na análise de 220 rios de 17 Estados, apontou que apenas 6,5% dos 278 pontos de coleta apresentavam qualidade boa. Em quase 75% deles, a qualidade atingia patamares mínimos para poder ser utilizada para abastecimento humano. Entre os responsáveis por esses resultados estão a falta de tratamento de esgoto e o uso desregulado de fertilizantes químicos, entre outros fatores.


    Um outro problema que o Brasil precisa solucionar é o desperdício da água potável, ou seja, aquela que chega tratada às torneiras, pronta para o uso doméstico. De cada 100 litros de água tratada, 37% são desperdiçados por conta de vazamentos e ligações clandestinas.

   

    No Brasil, as atividades agrícolas e pecuárias respondem pela maior parte da água utilizada no país, 72% do total, segundo a Agência Nacional da Água. O abastecimento urbano fica com 9%, enquanto a indústria utiliza outros 7%.

    

    Tratar, poupar, evitar a contaminação e incentivar o reuso de efluentes nas indústrias são ações que a Proamb defende e estimula há quase 30 anos. Todo ano, a Proamb oferece diversos cursos na área de tratamento de água e efluentes, proporcionando às empresas formas de economizar em insumos para ganhar em produtividade.


    O assunto água é tão importante para a organização que um complexo laboratorial para gerar diagnósticos e apresentar soluções foi erguido para isso. O Centro de Análises Ambientais opera em Bento Gonçalves há mais de um ano e reúne quatro segmentos – instrumental orgânico, instrumental inorgânico, físico-químico e microbiologia – acreditados pela Fepam e reconhecido na norma que regulamenta a atividade, a ISO/IEC 17.025.


    O CAA á mais um serviço da Proamb a serviço da excelência em gestão ambiental da empresa líder em seu segmento no Rio Grande do Sul. Parte deste know how pode ser conhecido na Fiema Brasil, a feira da organização cujo seminário de conhecimento, o FiemaCon, reserva as novidades em gerenciamento na área para serem vantagens competitivas. A próxima Fiema está agendada para abril de 2020, entre os dias 14 e 16, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Unidade Administrativa:
Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
CEP 95705-420

+55 (54) 3055.8700
proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2018 | Fundação Proamb