Notícias

Proamb promove curso sobre cargas perigosas

    O transporte de cargas perigosas no Brasil passa, a partir de dezembro, por uma nova resolução que regulamenta o transporte dessas substâncias. E capacitar empresas e motoristas que lidam diariamente com esta missão faz parte dos objetivos do curso Cargas Perigosas, que a Fundação Proamb promove no próximo dia 19, em Bento Gonçalves, no Dall’Onder Grande Hotel.

    Com inscrições abertas até o dia 11, o curso abordará, além da atualização na legislação ambiental da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as licenças ambientais, as técnicas em acidentes, a avaliação de emergência, o isolamento da área, as responsabilidades de cada parte – fabricante, expedidor, destinatário –, a documentação e outros itens obrigatórios e preceitos que fazem parte de uma viagem com segurança.

    Para o ministrante do curso, o químico Orion de Vargas Flores, a capacitação para lidar com o manuseio, a armazenagem ou o transporte dessas substâncias é o principal diferencial na hora de um acidente. “Se as empresas qualificarem seus funcionários com treinamentos periódicos, a possibilidade de acidentes diminui, pois todos os produtos perigosos têm um risco em potencial, no entanto, vai depender do cenário do acidente para mostrar a complexidade de tal risco”, comenta Flores, que tem mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle.

    O químico recomenda que, em caso de acidente, a primeira providência a ser tomada é proteger-se com os EPI’s e logo isolar a área, eliminar fontes de ignição e estancar o vazamento, caso seja possível. O comunicado ao coordenador do Plano de Emergência também deve ser imediato, informando sobre local, produto envolvido, vítimas, entre outros assuntos. No caminhão, não podem faltar sinalização com painel de segurança e rótulo de risco e conjunto de equipamentos para atendimento à emergência de acordo com a ABNT NBR 9735 – composto basicamente por dispositivos de sinalização da via, calços, jogo de ferramentas e extintores, além dos EPI’s para motoristas e ajudantes.

    As inscrições devem ser feitas através do e-mail educacao@proamb.com.br ou pelo telefone (54) 3055.8703. A aula será das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O investimento é de R$ 440 – clientes da Proamb pagam R$ 396.

Unidade Administrativa:
Rua São Paulo, 1068, Borgo, Bento Gonçalves - RS
CEP 95705-420

+55 (54) 3055.8700
proamb@proamb.com.br

© Todos os Direitos Reservados 2018 | Fundação Proamb