Com o intuito de promover aprendizado e fortalecer os laços com as comunidades em que está presente, a Fundação Proamb realizou um encontro expositivo, seguido de uma visita técnica para estudantes do ensino médio de Montenegro. O objetivo foi mostrar como grandes empreendimentos podem ser integrados ao processo de recuperação de áreas degradadas.
A visita contou com a participação dos alunos do 3º ano da Escola Estadual de Nova Santa Rita, do município homônimo, e dos alunos do 2º e 3º ano do Colégio AJ Renner, de Montenegro. Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre questões científicas, tecnológicas e sustentáveis. A Proamb, reconhecida como líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul, apresentou as tecnologias e práticas ambientais que serão aplicadas na recuperação de uma área degradada que abrigará sua nova central de resíduos, situada estrategicamente para atender aos polos industriais da Serra e da Região Metropolitana, com capacidade para receber resíduos Classe I (perigosos) e Classe II (não perigosos).
A ação, realizada com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), teve também um foco formativo, transmitindo conceitos de desenvolvimento sustentável para os jovens. A atividade foi parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e seguiu o tema do evento, "Biomas do Brasil". Durante a visita, a Proamb discutiu a recuperação e preservação de biomas no contexto das legislações ambientais do empreendedorismo e da inovação, dividindo o encontro em dois momentos. No primeiro, a equipe da Proamb recebeu os alunos na escola AJ Renner, com explicações sobre os serviços que serão oferecidos pela nova unidade e detalhamento do projeto, principalmente das etapas da recuperação ambiental do terreno de 46 hectares na comunidade de Pesqueiro, uma área que foi utilizada para extração mineral no passado e hoje se encontra degradada. "Explicamos de forma didática como iremos recuperar o bioma local", afirmou o engenheiro de Materiais Diego Tarragó, coordenador de novos negócios da Proamb.
Na sequência, os estudantes conheceram a área que será o novo empreendimento da fundação. Mais de metade do espaço será destinado à recuperação de uma área de preservação permanente (APP) e à reconstituição de mata nativa. "Nosso projeto busca operar em harmonia com o meio ambiente", reforçou Tarragó.
MAIS SOBRE Resíduos Sustentabilidade Institucional