Conhecida por seu pioneirismo nas pautas ambientais, a Proamb tem auxiliado, há mais de 30 anos, as mais diferentes organizações a trilharem o caminho do desenvolvimento sustentável a partir da oferta de soluções tecnológicas. Mais uma vez, a fundação reforça sua atuação vanguardista se tornando uma das primeiras organizações do Rio Grande do Sul, fora de universidades e institutos de pesquisa, a ser credenciada como uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) junto à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
ICTs são órgãos ou entidades da administração pública ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos que tenham, em seu objetivo estatutário, a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos. A PROAMB está apta a atuar no âmbito do Inovacred Conecta, uma linha de financiamento para projetos de inovação desenvolvidos em parceria com ICTs. O programa estimula a cooperação entre empresas e ICTs, transferindo conhecimento, promovendo maior alinhamento da ciência nacional às demandas empresariais, elevando os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e incentivando projetos de maior risco tecnológico.
Ao ser contratada por empresas para atuar em projetos que serão desenvolvidos com recursos captados na FINEP, a PROAMB possibilita aos tomadores de créditos melhores condições financeiras, como tempo de carência estendido, taxas de juros mais módicas e maiores prazos de pagamento. “Além da transferência de conhecimento, o projeto se torna muito mais atrativo do ponto de vista econômico, porque possibilita buscar um serviço da ICT para tomar crédito mais barato junto à FINEP, com prazos mais dilatados e atrativos para pagamento”, diz o diretor de operações da PROAMB, Gustavo Fiorese.
Esse é um dos grandes diferenciais para quem opta em realizar um projeto com uma ICT através da FINEP, que traz operações de crédito com juros subsidiados – hoje, em torno de 6,0% e 8,5% ao ano. Geralmente, em outras linhas a carência para começar a pagar é de dois anos, e na Inovacred Conecta é de três. Enquanto em operação como o Inovacred, outra linha de financiamento, a operação total é de oito anos, no Conecta ela é de 10 anos. “As empresas ganham dois anos, com prestações mais suaves, e isso gera uma receita adicional às ICTs, facilita a empresa contratar a ICT”, observa o analista de fomento à inovação da FINEP, Marco Bruno Manzolillo.
Para as ICTs, um dos benefícios de estar qualificada na FINEP está na possibilidade de gerar novos negócios. “É um argumento para isso. As equipes de prospecção têm no prazo estendido para o pagamento um incentivo para o cliente se interessar pela operação”, analisa. Manzolillo também reforça que a escolha por ICTs no lugar de empresas trazem grandes vantagens coletivas. “O lucro das operações será revertido em benefício para a comunidade, será aplicado em projetos como pesquisas, estudos, ação social, etc.”, constata.
A Proamb também é a única ICT com perfil em gestão ambiental do Estado, o que a diferencia nessa seara. “Somos uma ICT em total consonância com o que fazemos no dia a dia na nossa prestação de serviços e das nossas operações”, diz Diego Tarragó, consultor de novos negócios da PROAMB. “Isso dá segurança para quem vai captar os créditos, pois já atuamos no mercado com essas entregas”, reforça a engenheira Jessica De Gasperi, também do departamento de novos negócios. Por ser uma ICT ambiental com uma atuação sólida no mercado de soluções ambientais, diversos serviços que vão desde o licenciamento e consultoria, até a realização de análises, laudos e gerenciamento de projetos e soluções, podem entrar no escopo. “Podemos ajudar em tudo que compete à instalação através dos serviços da PROAMB, só que via ICT, para acelerar essa condição melhorada do financiamento, e também atuar em projeto sob demanda, desenvolvendo determinado produto ou serviço para entregar soluções tecnológicas adequadas”, ressalta Fiorese.
O projeto para o credenciamento da PROAMB como ICT junto à Finep começou em agosto de 2021 e envolveu, também, a empresa Fast Track, que atua com captação de investimentos. “Foram dois anos de muitos esforços para que isso fosse alcançado. A PROAMB é uma pessoa jurídica privada sem fins lucrativos, cujo estatuto tem característica de pesquisa tecnológica para novos produtos e processos. Tivemos que comprovar isso documentalmente através de evidências e de visitas virtuais”, disse o consultor da Fast Track Jean Ballotin. “Isso vai fazer com que a PROAMB participe de forma mais franca de editais, subvenções econômicas ou chamadas públicas voltadas para ICTs”, reforça.
A conquista comprova, mais uma vez, a caminhada da PROAMB para oferecer, através da inovação e da tecnologia, as soluções ambientais demandadas pela sociedade. “Isso atesta que estamos investindo em capital para consolidar a marca e o pioneirismo no nosso segmento, mostrando a seriedade e o compromisso com nossos valores para fazer de fato o que nos propomos, como nossa missão de ser uma fundação de soluções ambientais”, destaca o presidente, Neri Basso.
MAIS SOBRE Sustentabilidade Institucional