Um cenário altamente tecnológico e volátil como o atual, que transforma o mercado e o comportamento do consumidor constantemente, exige abordagens proporcionais para que se aumente a chance de sucesso nas vendas de produtos e serviços.
Com três edições lotadas, o curso de vendas complexas promovido pela Fundação Proamb, com apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), promoveu novas percepções aos profissionais que atuam no segmento. Quem participou dos encontros (a terceira turma ocorreu no início de julho), saiu com a sensação de que, ao fomentar práticas e comportamentos repassados pelo ministrante Alexandre Weimer, novos horizontes são possíveis.
Um dos motivos está na forma como é transmitido o conteúdo. Weimer não ensina a vender, mas provoca os gatilhos necessários para isso. Logo, não há fórmula mágica. Há um viés de reconstrução em abordagens e técnicas capazes de ressignificar o processo das vendas. “Ele tem uma visão bem peculiar. Gostei muito da dinâmica e da forma diferente que enxerga o processo como um todo”, diz Diego Tomasi, coordenador do pós-venda da Dalca Brasil.
No curso imersivo que ministra, Weimer passa por quase 30 tópicos para potencializar a performance nas vendas. Ele trata de temas como apresentação de propostas comerciais, passando por comportamento em redes sociais e marketing estratégico, até chegar a relacionamento de vínculo com o cliente e geração de valor de marca, entre outros assuntos. “Há muito conteúdo para ser aplicado, e exige dedicação para ser implementado. Muito do que ele disse, mais dedicado à parte comercial, estamos direcionando para o pós-venda”, comenta.
O gerente comercial da Mérica Transportes, Daian Peruffo, também destaca a forma como o conteúdo foi transmitido e de como os ensinamentos já estão trazendo impactos. “Gostei muito do modo de apresentação e da dinâmica do Alexandre. Todo ensinamento agrega na vida profissional, e com certeza tem muitas práticas que o Alexandre apresentou que será muito útil no dia a dia”, diz Peruffo.
Algumas, já estão em aplicação no seu trabalho. “A relação serviço x preço, a montagem de plano de ação para vender, as vezes que um cliente pode comprar na vida e a meta diária já entraram na rotina”, conta.
O curso de vendas complexas também trouxe mais repertório para profissionais que não atuam diretamente na área. “Gostei muito, para mim teve muitas novidades e compartilhei o conteúdo com a gerência da empresa”, diz Juliane Gallon Pinto, que atua na assistência técnica da Sava Equipamentos Industriais. A realização do curso acabou ampliando seu entendimento sobre a área comercial – setor que ela, por vezes, auxilia na empresa –, enriquecendo sua vivência profissional. “Até estou seguindo o Alexandre nas redes sociais para deixar o aprendizado vivo”, diz.
Outras informações sobre próximas edições do curso podem ser obtidas pelo WhatsApp (54) 3055-8700 ou educacao@proamb.com.br
MAIS SOBRE Educação