Único no Rio Grande do Sul, o MBA Master em Neuroestratégia e o Pensamento Transversal® oferece exclusivo conteúdo de alto impacto na formação – e aperfeiçoamento – de líderes para lidar com os crescentes desafios do futuro no mercado corporativo.
Ancorada na neurociência aplicada à gestão de negócios, a pós-graduação promovida pela Fundação Proamb e pela escola espanhola Esic Business & Marketing School estimula o aluno ao exercício de repensar a maneira de pensar a fim de melhorar o processo de tomada de decisão. Esse método foi desenvolvido exclusivamente para o MBA a partir da neurociência pelo consultor, professor, escritor e palestrante Luciano Salamacha, uma das maiores autoridades sobre o assunto no país. As inscrições para o curso estão abertas e podem ser realizadas pelo site da Proamb (www.proamb.com.br)
Desde que iniciou, em 2019, duas turmas foram diplomadas e uma terceira estão em curso. O MBA possui certificação internacional reconhecida pelo MEC e tem carga horária de 360 horas. Ao longo dos 18 meses de duração, os alunos passam por rês módulos de ensino– A Evolução da Humanidade nos Aspectos Culturais, Fisiológicos e Históricos; A Evolução do Pensar Mediante a Interação da Filosofia e o Ambiente Competitivo das Organizações; e A Evolução do Ser Humano e suas Decisões Perante as Empresas e a Sociedade. As aulas ocorrem quinzenalmente, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).
Para abordar as 17 disciplinas relacionadas a cada uma das bases do programa, além dos três seminários, um time de conceituados professores, experientes em conduzir líderes e executivos em cursos voltados à gestão em diversas universidades do país, ajuda na transmissão dos conteúdos disruptivos.
A seguir, veja um pouco mais sobre os condutores dessa jornada de transformação.
Conheça os professores
Jeferson Souza. Professor da matéria Neurociência e o Comportamento Humano, do módulo 1, ele também comanda os Seminários presentes em todos os módulos do curso. É jornalista e atua como professor de Neurocomunicação na Fundação Getúlio Vargas. “A neurocomunicação é um avanço da comunicação, com complexidades muito maiores. Sempre digo que comunicação não é o que você diz, mas o que o outro entende, e esse é o segredo, porque o entendimento é influenciado por ene situações”, observa o também coordenador adjunto do MBA.
Alexandre Weiler. Ministrante da disciplina A Tecnologia como Agente de Transformação no MBA, Weiler é diretor acadêmico da Esic. Ele também coordena oscursos de pós-graduação Masters e MBA’s, sendo instrutor empresarial e professor. Além disso, é gestor de TIC’s em várias empresas, além de sócio das Empresas Weiler e Riwa Sistemas.
Luciano Guedes. O professor ministra disciplina Evolução Histórica das Decisões Empresariais. Mestre em Administração com ênfase em Neuromarketing, ele diz que o pensar está sempre em movimento. “O empresário que busca constantes atualizações e que está atento ao mercado em que atua possui um ativo muito importante: informação. A análise de informações sobre tendências, clientela e concorrência é fonte inesgotável de conhecimento e direcionamento das transformações que estamos vivendo”, cita o professor.
Pedro Camargo. Formado no curso de Neurociência pela UFMG, ele leciona a disciplina Antropologia Corporativa – Evolução Cultural do Pensamento Humano. Camargo é professor de Neuromarketing e de Biologia do Comportamento do Consumo, sendo criador da teoria da Biologia do Comportamento Econômico e de Consumo.
Antony Moreira. Está à frente da matéria O Comportamento Inconsciente e o Consumo Parte 1 e Parte 2. Moreira é diretor de inteligência de mercado na Brain4business e diretor de estratégia na Boomerang Inteligência. Também atua como professor na FGV, na Esic, na Unidavi e na Emescam, sendo mestre em Neuromarketing pela Universidade Cristã da Flórida.
Amir El Kouba. Mestre em administração estratégica e especialista em método científico e comportamento organizacional, além de psicólogo, o professor comanda a disciplina Construção Psicológica das Decisões. El Kuba atua, ainda, como empreendedor na área de logística e é CEO e consultor máster da El Kouba Consultoria Empresarial.
Ana Palu. Professora da disciplina O Pensamento Visual, do segundo módulo, ela é facilitadora gráfica, professora de ferramentas visuais e idealizadora do método Como Fazer Anotações Visuais. Tem MBA em Branding nas Faculdades Integradas Rio Branco.
Alessandra Assad. A jornalista especializada em Management ministra a matéria A Influência Memética da Liderança Parte 1 e Parte 2, do módulo dois. Alessandra tem MBA em Direção Estratégica e é mestre em Neuroliderança, além de mestre em Ciências em Administração de Empresas pela Universidade Cristã da Flórida.
Alexandre Sugamosto. Doutorando em Ciências da Religião, ele comanda a disciplina A Evolução do Pensar à Luz da Filosofia. Professor de Filosofia Organizacional e Ética, também atua como consultor na El-Kouba Consultoria Empresarial.
Robson Gonçalves. Mestre em Economia, ele ministra a disciplina Comportamento Irracional em Finanças na pós-graduação. Também palestrante nas áreas de conjuntura econômicas, estudos setoriais e planejamento por cenários, ele diz qeu há alguns sinais que precisam permanecer no radar dos empresários para não comprometer as finanças. “Tanto o excesso de aportes para cobrir prejuízos recorrentes quanto o exagero na aquisição de ativos, incluindo estoques, são sinais de alerta importantes”, ensina.
Paulette Melo. Paulette é coach para a alta gerência de empresas de grande porte e, no MBA, conduz a classe de Processos de Metacognição Parte 1 e Parte2. Ela é doutora em Administração e PhD pela Universidade Cristã da Flórida, além de ser professora de MBAs pelo país.
Pedro Galoza. Implicações Sociais da Espiritualidade Parte 1 e Parte 2 é a disciplina dirigida por Pedro Galoza de Azevedo, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nas aulas, ele também utiliza seu conhecimento como teólogo pelo Seminário Presbiteriano do Sul-Campinas.
José Finocchio Júnior. O consultor, autor e professor conduz a cadeira A Inovação e o Novo Cenário de Negócios no MBA. Autor da Metodologia PM Canvas, é mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e possui MBA em Finanças pela FEA-USP e é pós-graduado pelaFGV.
Eduardo Pedreira. Aborda a matéria Governança Corporativa na pós-graduação da Proamb/Esic. É mestre e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e atua comoprofessor na área de sustentabilidade corporativa e seus múltiplos desdobramentos.
Luciano Salamacha. Criador da metodologia em que se baseia o MBA, é um dos mais requisitados consultores do país. No curso, do qual é coordenador, ensina os alunos nas disciplinas de Neuroestratégia e Pensamento Transversal, ambas do módulo três. Autor de livros voltados à gestão e à administração, Salamacha tem formação em Direto e é pós-graduado em Gestão Industrial, com MBA em Gestão Empresarial, além de mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Administração.
Leandro Matos. Profissional em neurociência, tecnologia e inovação, Matos comanda a cadeira A Dicotomia das Decisões que Envolvem o Terceiro Setor. Cofundador e diretor de tecnologia e inovação na empresa Cognisigns, ele também preside a empresa Eurobusiness.org.