Desde a publicação da lei de crimes ambientais, em 1998, a redação da matéria já passou por diversas modificações. Por isso mesmo, a profissão de perito ambiental ganhou ainda mais importância desde então. A formação desses especialistas, vitais para a elucidação de casos envolvendo danos ambientais a partir da perícia técnica, é o foco do novo curso proposto pela Fundação Proamb. Em parceria com a Sanear Ambiental, a instituição promove o treinamento “O Perito Ambiental”, ministrado pelo engenheiro ambiental e doutor em Engenharia Rafael Tímbola, a partir do dia 9 de novembro. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/formacao-de-peritos-ambientais__1705646.
De formato híbrido, a formação totalizará 53 horas de conteúdo, divididas em aulas gravadas, ao vivo por videoconferência e presenciais. Materiais de apoio, como modelos de laudo, planilha de controle e apostilas de curso, também serão fornecidos aos participantes. De acordo com o professor, o curso visa capacitar o aluno para, a partir de uma atitude proativa, aprender a profissão de perito ambiental. “O curso prepara o aluno para atuar na esfera judicial, extrajudicial, como assistente técnico das partes e também fornece importante noções de perícia criminal, contemplando uma formação nos aspectos jurídicos, conceituais, técnicos, legais e metodológicos”, salienta o especialista, com atuação na área desde 2013.
Ao todo, o curso terá três módulos. O primeiro contempla 27 horas de conteúdo teórico e prático, gravado e disponibilizado em plataforma específica por dois anos. Nessa etapa, os alunos verão tópicos relacionados à introdução à perícia ambiental; às etapas da perícia ambiental; à elaboração do laudo pericial ambiental; a expert da perícia ambiental; e à perícia ambiental criminal. Sendo assim, estão no escopo matérias como Atuação e Mercado de Trabalho; Prazos da Perícia Ambiental; Conclusão da Perícia; Anotação de Responsabilidade Técnica; Avaliação de Impactos Ambientais; Plano de Monitoramento da Qualidade Ambiental; e Perícia Ambiental em Incêndio Florestal, entre tantas outras.
O segundo módulo, realizado por videoconferência, é destinado a tópicos relacionados às ferramentas profissionais do perito ambiental. Nesse sentido, serão estudados, entre outros temas, a metodologia científica aplicada à perícia ambiental, o levantamento de flora e fauna e o gerenciamento de áreas contaminadas.
O último módulo será realizado de modo presencial e abrange a realização de uma perícia ambiental simulada. As aulas já estão marcadas e ocorrerão nos dias 26 e 27 de novembro, incluindo atividades de campo com uso de drone e coleta de água e solo na Central de Disposição da Proamb, em Pinto Bandeira, e atividades no Laboratório de Análises Ambientais da entidade.
O curso também é uma oportunidade para construir carreira na área, diante da falta de profissionais capacitados no mercado. Além disso, esse curso é um dos poucos ministrados por um especialista na área, cuja vivência no setor soma 10 anos de experiência, com o conteúdo sendo prestado em conjunto com profissionais da área ambiental (engenheiro ambiental, biólogo, engenheiro florestal), advogados e peritos criminais. Para frequentar o curso, não é necessário ter formação superior, embora seja desejável o conhecimento prévio em avaliação de impactos ambientais e geoprocessamento.
Serviço
O quê: curso “FORMAÇÃO DE PERITOS(AS) AMBIENTAIS”
Quando: dias 9, 11, 16, 18 e 23 de novembro, das 19h às 21h, e dias 26 e 27 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: plataforma online (conteúdo gravado e síncrono) e presencial (simulação de perícia ambiental)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/formacao-de-peritos-ambientais__1705646
Informações: (54) 3055.8716 ou solange.castro@proamb.com.br
MAIS SOBRE Educação