FIQUE POR DENTRO DAS

Notícias

BUSCAR NOTÍCIA

21/06/2021

LABORATÓRIO DE ANÁLISES AMBIENTAIS DA PROAMB AMPLIA ATENDIMENTOS E REFORÇA CONSOLIDAÇÃO NO MERCADO


 O serviço de análise de águas e efluentes da Fundação Proamb, inaugurado em 2018, vem ampliando consideravelmente o volume de atendimentos oferecidos e consolidando-se como alternativa competitiva e reconhecida pela excelência junto ao mercado regional.

    Os serviços de análises realizados em águas residuárias que são efluentes gerados pelos mais diversos segmentos industriais, foram um dos serviços que contribuíram para o Laboratório de Análises Ambientais atingir essa performance. “Em um curto período de tempo, aumentamos nosso escopo de atendimento para ampliar a oferta de serviços. Esse movimento tem sido fundamental para a consolidação no mercado”, diz a engenheira química Grasiela Fittarelli Meneghetti, responsável pelo Laboratório.

    Junto com a análise de águas residuárias, outras das demandas mais solicitadas foram análises em água para o consumo humano. Neste serviço, a Proamb verifica a potabilidade ou a presença de contaminantes na água. Outro trabalho bastante procurado foi o de análises e amostragem dos poços de monitoramento pelo método de baixa vazão, para avaliar a qualidade das águas subterrâneas em áreas sujeitas a possíveis contaminações.

    Isso é possível porque o Laboratório da Proamb é um dos mais completos em seu ramo de atuação no Rio Grande do Sul. O complexo tem capacidade de atender até 3 mil amostras/mês e oferece mais de 350 parâmetros e serviços de amostragem, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025. A norma, referência internacional, rege os sistemas de gestão da qualidade para laboratórios, referendando os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

    Os investimentos realizados pela Proamb no laboratório também qualificam continuamente os serviços prestados na unidade. No ano passado, cerca de R$ 400 mil foram empregados na aquisição de um cromatógrafo iônico. “Optamos por adquirir equipamentos com maior produtividade e eficiência”, explica Grasiela. O novo instrumento junta-se a outros importantes equipamentos, como os Cromatógrafos Gasosos Acoplados ao detector por Espectrometria de massas, Espectrometria de Emissão Atômica- ICP OES, Destiladores Italianos, os quais automatizam os processos e diminuem a interferência e contaminação analítica. “Dispomos de muita tecnologia para garantirmos um serviço com alta qualidade, credibilidade nos resultados e uma entrega mais rápida do relatório final ao cliente”, diz Grasiela.


MAIS SOBRE Laboratório

VEJA TAMBÉM

Matérias anteriores

VEJA TAMBÉM

Mais lidas

+30
anos
DE EXPERIÊNCIA
Empresa
Certificada
ISO 14001 | ISO 9001 | ISO 17025

7 unidades
de negócio

Entrar em contato no WhatsApp