Para que uma indústria possa lançar na natureza as águas resultantes de seus processos produtivos, não basta apenas o investimento em estações de tratamento de efluentes. É preciso que essas águas residuais atendam a diversos parâmetros determinados pelos órgãos ambientais. O exame de amostras desses materiais se constitui num dos principais serviços do Laboratório de Análises Ambientais, braço da Fundação Proamb destinado ao atendimento de normas técnicas e requisitos legais em águas e efluentes.
O laboratório é um dos mais completos do Rio Grande do Sul e opera em conformidade com a ISO/IEC 17.025, norma internacional responsável por reger a gestão de qualidade desses empreendimentos. Além de significar que ele cumpre a legislação, atesta sua precisão nos resultados de ensaio e calibração e comprova sua acreditação.
A partir dos laudos emitidos pelo laboratório da Proamb, as empresas têm a garantia de obterem resultados precisos. Eles podem indicar a certeza do descarte do material analisado no meio ambiente ou, caso contrário, a necessidade de retificação de processos, permitindo o aperfeiçoamento de seus métodos e garantindo às organizações que não incorram em crime ambiental.
Isso só é possível devido à infraestrutura do laboratório. Por lá, equipamentos como cromatógrafos gasoso e iônico e espectrômetro de emissão atômica com fonte de plasma são operados por profissionais das áreas de Biologia e Engenharia Química. Através desses e de outros aparelhos e recursos, podem ser analisados mais de 350 parâmetros e serviços de amostragem, e a capacidade de atendimento chega até a 3 mil amostras/mês.
O serviço do laboratório direcionado aos setores produtivos acaba revelando sua importância para além das atividades das empresas. É também vital para a sociedade, afinal, com a chancela do serviço da Proamb, há a certeza de que rios, córregos e lagos não serão contaminados por material perigoso.
E a sociedade também ganha em saúde. O laboratório oferece serviços de análise para quem capta água de poços artesianos, cisternas e outras fontes alternativas. Um trabalho relevante ao se levar em conta que 17% das amostras analisadas desses pontos de captação apresentaram contaminação com bactérias causadoras de infecções intestinais, conforme um levantamento da Secretaria Estadual da Saúde de 2018. Também é um trabalho necessário, uma vez que mesmo inodora e de aparência límpida, não significa que a água de vertente esteja livre de contaminação. Na dúvida, sempre é melhor submetê-la à análise de laboratórios acreditados internacionalmente, como o da Proamb.
Informações sobre o Laboratório de Análises Ambientais podem ser obtidas pelo fone (54) 3055 8747 ou no site proamb.com.br
MAIS SOBRE Laboratório