FIQUE POR DENTRO DAS

Notícias

BUSCAR NOTÍCIA

19/05/2021

ENGENHARIA AMBIENTAL É FERRAMENTA PARA GESTÃO EMPRESARIAL EFICIENTE


    Assessoramento especializado ajuda empresas a conduzir questões legais com agilidade

    Todo empreendedor sabe que, no Brasil, é preciso cumprir uma série de ritos legais para que uma indústria possa operar na promoção do desenvolvimento e, ao mesmo tempo, causar o menor impacto ao meio ambiente. Esse é, além de um processo burocrático, uma etapa que requer conhecimento técnico para que a empresa não incorra em negligência quanto ao cumprimento do licenciamento ambiental.

    Nessa parte fundamental da vida de uma empresa, ter o acompanhamento de agentes especializados durante o processo é a garantia de tranquilidade durante todo o decurso da emissão das licenças. A Fundação Proamb, com 30 anos de serviços prestados em gestão ambiental, é capaz de oferecer segurança aos seus clientes na orientação quanto ao atendimento de tais exigências. “Elaboramos, juntamente aos clientes, toda a documentação técnica envolvendo processos de licenciamento ambiental”, diz a engenheira química Laís Dall’Orsoletta.

    Esse é um dos principais serviços do setor de Engenharia da Proamb. E também um dos mais importantes, pois participa ativamente de diferentes períodos da trajetória da empresa, começando pela fase de projeto, de instalação e do funcionamento propriamente dito. Isso ocorre porque há a concessão de três tipos de licença – a prévia, a de instalação e a de operação. Em todas elas, o acompanhamento profissional permite celeridade aos processos, evitando prejuízos com tempo extra para que as licenças sejam aprovadas. A primeira é essencial para aprovar a localização do empreendimento e atestar sua viabilidade ambiental; a segunda, para instalar a empresa; e a terceira, finalmente, para produzir.

    Somado a isso, a unidade de Engenharia auxilia os diferentes tipos de atividades industriais – metalúrgicas, vinícolas, moveleiras, etc. –, além de propriedades rurais, para que elas cumpram as exigências legais para operarem com segurança, produzindo sem prejudicar o meio ambiente. Isso inclui cuidados como ETEs, outorga de poço artesiano, caixa separadora de água e óleo, plano de gerenciamento de resíduos, entre tantas outras, conforme cada atividade fim. “Através de um completo diagnóstico junto à empresa, orientamos e sugerimos melhorias a serem adotadas, principalmente relacionadas a gestão de resíduos industriais”, comenta Laís.

    Além das demandas relacionadas à documentação, a licenciamentos e a auditorias ambientais, a equipe do setor de Engenharia responde pela concepção do modelo de gestão ambiental das empresas, permitindo que elas atinjam um novo degrau de desenvolvimento econômico. Neste escopo, estão questões centrais para ampliar o rendimento dos negócios, como reuso de águas, eficiência energética, redução de gases poluentes e gestão de resíduos, além da administração dos planos de remediação de passivos ambientais. “Visamos sempre o atendimento das legislações ambientais pertinentes e a preservação do equilíbrio com o meio ambiente”, destaca Laís.


MAIS SOBRE Engenharia

VEJA TAMBÉM

Matérias anteriores

VEJA TAMBÉM

Mais lidas

+30
anos
DE EXPERIÊNCIA
Empresa
Certificada
ISO 14001 | ISO 9001 | ISO 17025

7 unidades
de negócio

Entrar em contato no WhatsApp