FIQUE POR DENTRO DAS

Notícias

BUSCAR NOTÍCIA

04/04/2024

Simpósio da Proamb e Abren traz oportunidades em saneamento energético no RS


    O pioneirismo da Fundação Proamb na pauta ambiental do Rio Grande do Sul tem introduzido, há cerca de 35 anos, tecnologias que promovem o desenvolvimento sustentável dos negócios. Mais uma vez, esse viés ganhou holofote com a realização do simpósio Saneamento Energético no Rio Grande do Sul, debatendo as oportunidades para lidar com um crescente problema na sociedade: os resíduos sólidos urbanos.

    Ao lado da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren), a Proamb reuniu os atores que podem levar o Estado a ser exemplo no país ao ser o primeiro a promover a recuperação energética dos resíduos por meio da tecnologia “waste to energy”. A programação ocorreu em março, na Fiergs.

    No encontro, a Proamb aproveitou para apresentar um levantamento realizado em parceria com a Abren para mostrar o potencial do Estado no tratamento de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos). Conforme o estudo, o Rio Grande do Sul tem potencial para a instalação de sete usinas “waste to energy”, voltadas à geração de energia através da incineração de resíduos. “Teríamos capacidade para tratar 7 mil toneladas por dia de resíduos não-recicláveis”, diz engenheiro de Materiais Diego Tarragó, coordenador de Novos Negócios da Proamb. De acordo com engenheiro de Minas Franciso Leme, que também já integrou o Conselho da Abren, o atual sistema de destino dos resíduos do RS gera 4,6 milhões de toneladas de gases de efeito estufa por ano, decorrentes de emissão de metano dos aterros sanitários. Com o projeto, seria possível reduzir em 80% a emissão desses gases de efeito estufa (GEE).

    Também presente no evento, o diretor de Operações da Proamb, Gustavo Fiorese, destacou a importância de aumentar as operações carbono zero no mundo. “Reduzir as emissões de gases é um grande desafio na sociedade atual, e temos uma grande chance de fazer isso no Rio Grande do Sul, promovendo, ao mesmo tempo, ganhos econômicos, ambientais e sociais, com uma acentuada melhora da saúde pública”, destacou Fiorese.

    Além de integrantes da Proamb e da Abren, o encontro reuniu Marcelo Camardelli Rosa, secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado; Rodrigo Huguenin, diretor de Energia do Estado do RS; Felipe Teixeira Neto, promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre; Newton Battastini, coordenador do Conselho de Meio Ambiente da Fiergs, além de técnicos da Corsan e da Fepam. O diretor de Planejamento do BRDE, Leoanrdo Busatto, também participou, expondo mecanismos de financiamento para empreendimentos de grande porte, como as usinas de recuperação energética.


MAIS SOBRE Educação Institucional

VEJA TAMBÉM

Matérias anteriores

+30
anos
DE EXPERIÊNCIA
Empresa
Certificada
ISO 14001 | ISO 9001 | ISO 17025

7 unidades
de negócio

Entrar em contato no WhatsApp
Fale com nosso Time! --->
1